O que fazer para aliviar a dor da queimadura do so

O que fazer para aliviar a dor da queimadura do so

Verão é tempo de sol, praia, piscina e muita diversão. Mas toda exposição solar deve ser feita com cautela, utilizando e repassando o protetor solar de 3 em 3 horas, ou depois de entrar na água e suar excessivamente.

Acabou exagerando no sol? Então é preciso tomar alguns cuidados para não piorar a situação da pele e evitar o incômodo causado pela vermelhidão e a queimação. Pensando nisso, a Pax Bahia separou um guia completo das melhores soluções contra a queimadura de sol.

Se depois de tentar todas as nossas dicas você ainda estiver sentindo dor intensa, combinada com a sensação de mal-estar generalizada, então está na hora de procurar a ajuda de um especialista em um posto de saúde. Este incômodo excessivo pode indicar, além de uma queimadura mais severa, uma insolação.

Continue lendo e saiba o que passar na pele queimada do sol!

Veja também os cuidados fundamentais com os idosos durante o verão!

Como evitar a queimadura do sol

O melhor remédio é a prevenção! Por isso, antes de listar algumas soluções para a queimadura de sol, é preciso conhecer os meios de evitar a queimadura em primeiro lugar.

Parece óbvio, mas algumas pessoas se esquecem ou, até mesmo, subestimam a importância do protetor solar, que além de evitar queimaduras, também protege da exposição direta aos raios UVs, que são os principais causadores de câncer de pele.

E existe a maneira correta de utilizar o protetor solar; é preciso reaplicar de 3 em 3 horas, aplicar pelo menos 30 minutos antes da exposição, e escolher um protetor com mais de 30 FPS.

Para aqueles que procuram se bronzear, vale lembrar que o bronzeado é conquistado através de um hábito saudável de consumo de alimentos que contenham carotenóides como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba.

Exagerar no tempo de exposição solar não só não irá contribuir para a cor da pele, como irá causar o envelhecimento precoce.

Para completar a sua rotina de cuidados, confira 07 dicas completas de cuidados com a pele no verão!

Como aliviar dor de queimadura de sol

A primeira maneira de aliviar a dor de queimadura de sol é refrescando a pele. Por isso, saia imediatamente debaixo do sol e fique longe dos banhos quentes.

A água do banho não precisa estar completamente gelada, mas é ideal que ela esteja mais para o lado “frio”. Além do banho, você pode fazer compressas com água fria no local da queimadura de sol por quanto tempo achar necessário. As compressas ajudam a diminuir o inchaço e a controlar a dor.

Esses são os primeiros passos para limpar a pele e permitir que outros produtos possam ser usados.

Veja a seguir a nossa lista do que você pode passar na pele:

O que passar na pele queimada do sol

Como a pele queimada está sensível, você não pode passar qualquer produto. Isso não significa que você pode deixar a hidratação e a recuperação para depois.

Veja o que você pode passar na pele queimada do sol:

1. Produtos de limpeza naturais, sem álcool e neutros

Você precisa limpar bem a região, mas como citamos anteriormente, você não pode passar os produtos de higiene que normalmente utiliza, pois, estes costumam ter em suas composições elementos como álcool e parabenos.

Quando for limpar a pele afetada, é importante utilizar um sabão completamente neutro, como o sabão de bebê.

2. Compressas frias de camomila

Assim como você pode fazer compressas com água fria natural, você também pode aliviar a dor já cuidando da pele. O chá de camomila, que deve estar gelado, pode ser utilizado no lugar da água.

A camomila, além de acalmar a pele, também possui propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e antimicrobianas, sendo muito utilizado como chá medicinal.

3. Aloe vera

Dentro da planta do aloe vera, também conhecida como babosa, existe um gel que funciona como um hidratante natural e um excelente remédio para queimaduras.

Esse cataplasma da planta possui efeito calmante instantâneo, ajudando na cicatrização e reduzindo a inflamação.

4. Rodelas de pepino e/ou batata crua bem gelada

O pepino e a batata, bem gelados, são uma ótima opção natural para quem procura por um alívio rápido. Tanto o pepino quanto a batata possuem propriedades regeneradoras que vão trazer alívio rapidamente.

5. Cremes à base de aloe vera

Nós já citamos acima os benefícios da aloe vera, mas estávamos, até então, nos referindo à aloe vera pura, direto da planta que pode ser encontrada facilmente.

Se você já tiver um creme à base de aloe vera em casa, ou não encontrar a planta, esse também pode ser utilizado sem problemas. Tem vários no mercado e eles não custam muito.

A nossa dica é que você mantenha o creme no refrigerador para que o creme fique gelado e traga ainda mais alívio durante a aplicação.

6. Pomadas com dexpantenol

Além da aloe vera, outra base interessante para a pomada contra queimaduras é a dexpantenol, como o Bepantol e o Probentol derma.

O creme é indicado para queimadura de 1º grau que não formou bolha e age regenerando, hidratando e cicatrizando a pele, devido à vitamina B5 na composição. Você pode aplicar sob o local afetado 1 a 3 vezes por dia.

7. Caladryl

Outro creme já bem conhecido e indicado pelos dermatologistas é o Caladryl. Esse creme contém calamina, que ajuda a aliviar e suavizar a queimadura. É um produto hipoalergênico e deixa a agradável sensação de frescor no local.

E você, conhece alguma receita natural para tratar queimaduras do sol? Conte para a gente nos comentários! Para mais dicas, confira outros conteúdos aqui no blog da Pax Bahia.

Até a próxima!

Este artigo foi útil para você? Seu feedback é muito importante para nós. Deixe seu comentário, curta, compartilhe e assine a nossa newsletter!

Matriz: Rua Castro Alves n. 918, Centro Feira de Santana BA - 44001-592

(75) 3623-0940

(75) 3623-0940