Temporada de shows e festas: dicas para aproveitar com saúde

Temporada de shows e festas: dicas para aproveitar com saúde

O verão chegou e com ele a temporada de shows e festas pelo nosso Brasil. Esta é uma época muito esperada pelos brasileiros e curtir ao máximo já faz parte da nossa cultura.

Então agora está na hora de tornar culturais mais alguns comportamentos: aqueles que envolvem o cuidado com a nossa saúde! Para não estragar a festa e manter os dias animados, é preciso redobrar a atenção com a saúde e tomar diversos cuidados com você e com aqueles que estão à sua volta.

A Pax Bahia quer entrar nessa curtição, por isso separamos 6 dicas rápidas e saudáveis para manter a saúde em dia e aproveitar ao máximo tudo que essa temporada tem para oferecer. .

Veja a seguir!

Dicas rápidas de saúde

1. Hidratação nunca é demais

Se é verão e está calor, uma coisa é certa: você vai suar muito. Por isso, para evitar a desidratação, queda de pressão e desmaios, você tem que se hidratar o tempo todo.

Carregue consigo uma garrafinha de água ou, se preferir, consuma bastante água de coco. Desta forma, você estará constantemente repondo os sais minerais do seu corpo.

E para ter a certeza de que o seu corpo está recebendo todos os nutrientes que precisa, fique de olho também na sua alimentação. Prefira comidas leves, de fácil digestão e ricas em nutrientes. Não pule refeições e dê uma atenção especial para as frutas e os vegetais, especialmente aqueles que possuem bastante água na composição.

Desta forma você terá energia de sobra para aguentar a folia!

2. Nunca esqueça o protetor solar

Quem dera pudéssemos passar o dia inteiro embaixo do sol e curtindo o mar. Infelizmente, por conta da forte incidência de raios UV, não podemos ficar completamente à vontade quando se trata de exposição solar.

Durante este período do ano, os cuidados com a pele devem ser redobrados para evitar prejuízos à saúde e à beleza da nossa derme. Sem os cuidados, você terá de enfrentar queimaduras, ressecamento, descamação, envelhecimento precoce e o aumento do risco de desenvolver um câncer de pele.

Por isso, tenha sempre um protetor solar à mão. Passe com cuidado, tendo a certeza que toda a derme foi coberta, e repasse de 3 em 3 horas, ou depois que se melhor ou suar excessivamente.

Exagerou no sol? Confira o que fazer para aliviar a dor de queimadura do sol!

3. Beba com moderação

Apesar do que é divulgado por aí, bebida alcoólica não é sinônimo de diversão! O excesso de álcool pode causar desidratação e sobrecarregar o seu organismo, impedindo o seu funcionamento completo, e como você espera curtir todo o verão com a saúde debilitada?

Está tudo bem beber de vez em quando, mas o consumo deve ser feito com responsabilidade e moderação. Ao abusar, você expõe a si mesmo e as pessoas em sua volta à riscos.

Lembrando que bebida e direção, além de ser extremamente perigoso, é uma combinação ilegal. Escolha quem será o motorista da vez ou faça uso de outros serviços de transporte.

4. Se proteja, use camisinha

É normal que durante festas, shows e reuniões a paquera e a azaração ganham mais liberdade. Mas para aproveitar sem preocupações, a camisinha não pode ficar esquecida em casa.

A camisinha, seja ela masculina ou feminina, é o principal método contraceptivo e o único que protege as duas partes da relação contra doenças sexualmente transmissíveis, como HIV, HPV, sífilis, herpes e gonorréia. Além disso, você encontra camisinhas de forma gratuita em postos de saúde e farmácias.

Carregue as camisinhas sempre com você em um local protegido, e faça uso consciente, ou seja, não force ninguém a fazer algo que outro não queira. O consentimento vem antes de qualquer ação.

5. Respeite os sinais do seu corpo

Todo mundo quer aproveitar ao máximo, nós sabemos. Mas, às vezes, o nosso corpo não consegue acompanhar todas as nossas vontades.

Respeite o seu descanso e saiba entender os sinais dados pelo o seu corpo. Ele pode estar te dizendo que precisa parar e descansar ou que precisa de mais água e comida. É importante que você atenda ao pedido dele.

6. Cuidado, o coronavírus continua por aí

A pandemia do novo coronavírus deu uma trégua, mas ainda não acabou! Isso significa que ainda não podemos voltar ao nosso antigo “normal”. Além disso, você deve ficar atento para os surtos de gripe e dengue no país, portanto, o cuidado deve permanecer.

Com as vacinas, o nosso corpo está mais forte e pronto para reagir caso sejamos infectados pelo vírus, enfraquecendo os sintomas e diminuindo as chances de necessidade de atendimento médico. Mas, mesmo com as 3 doses indicadas, você ainda pode transmitir o vírus para aqueles que ainda não estão completamente protegidos.

Além disso, a alta circulação do vírus pode fazer com que novas cepas sejam criadas, nos afastando, ainda mais, do fim desta pandemia.

Por isso, evite ao máximo aglomerações, prefira eventos ao ar livre e caso esteja rodeado por muitas pessoas, use sempre a máscara!

O verão deve ser aproveitado ao máximo e a melhor maneira de garantir isso é, justamente, seguindo as nossas dicas e colocando a saúde em primeiro lugar!

Antes de ir embora, não deixe de conferir outros conteúdos semelhantes aqui no blog da Pax Bahia. Até a próxima!

O que achou das nossas dicas? Curta, compartilhe e deixe sua sugestão ou comentário. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter, seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

Matriz: Rua Castro Alves n. 918, Centro Feira de Santana BA - 44001-592

(75) 3623-0940

(75) 3623-0940