Medicina alternativa: conheça as terapias alternativas oferecidas pelo SUS

Medicina alternativa: conheça as terapias alternativas oferecidas pelo SUS

Você com certeza já ouviu falar em hipnoterapia, acupuntura, aromaterapia e quiropraxia, por exemplo. Esses tratamentos são baseados em conhecimentos tradicionais e milenares, contribuindo para a prevenção e cura de diversas doenças, e também funcionando como complementação a outros tratamentos, a fim de melhorar a qualidade de vida do paciente.

A incorporação das práticas nos serviços de saúde pública continua crescendo e hoje o SUS já oferece 29 tipos de terapias alternativas e complementares.

Quer entender melhor o que é a medicina alternativa, como ela funciona e quais são as terapias alternativas oferecidas pelo SUS?

Continue lendo!

O que são terapias alternativas e complementares?

Medicina alternativa é um conjunto de técnicas de atenção à saúde que não utiliza medicamentos sintéticos, produzidos com a manipulação em laboratório, de substâncias químicas e artificiais.

Ao contrário, a medicina alternativa utiliza medicamentos naturais, obtidos por meio de células vivas de plantas, animais e microrganismos, sendo também menos invasiva. Você com certeza já utilizou em algum momento, principalmente a partir dos cuidados dos seus pais e avós, talvez no formato de um chá ou de uma pomada artesanal, por exemplo.

Essas técnicas costumam ser milenares, passadas de geração em geração e, apesar de não serem tão indicadas nos grandes centros urbanos e pouco reconhecidas pela comunidade médica, é preciso entender que elas são medicinais e possuem seus resultados comprovados.

Quais são os benefícios da medicina alternativa?

As terapias alternativas costumam ser bem menos invasivas do que aquelas recomendadas pela medicina convencional. Para muitos especialistas isso significa mais tranquilidade entre os pacientes.

Então, além dos benefícios relacionados a cada tratamento, como por exemplo o combate a dores localizadas, melhora da postura corporal e melhora do sistema respiratório, a medicina alternativa é útil para combater o estresse relacionado aos tratamentos convencionais, melhorando a qualidade de vida do paciente durante o período.

Já se você não tem nenhum diagnóstico, mas busca prevenção e bem-estar, as terapias alternativas podem ajudá-lo a encontrar o equilíbrio entre saúde do corpo e da mente, já que ajuda a entender e melhorar aspectos comportamentais.

Falando em saúde e métodos naturais, veja como começar uma reeducação alimentar!

Quando utilizar terapias alternativas

Por essas terapias serem “complementares”, antes de começar algum tratamento você deve discutir suas opções com seu médico. Como mencionamos anteriormente, o principal benefício de conhecer as terapias é o benefício emocional.

Por isso, as terapias alternativas são ainda mais recomendadas em casos de condições psicológicas, como depressão e ansiedade. Mas independente da área, explicando suas considerações para o especialista que fizer o atendimento, certamente ele estará aberto para outras opções, avaliando a melhor forma de unir as terapias complementares ao tratamento.

Lembrando que o uso de fitoterápicos e outras substâncias pode influenciar no resultado de outros medicamentos que você esteja tomando, por isso não escolha terapias alternativas por recomendações alheias. O que funciona para milhares de pessoas pode não garantir os mesmos efeitos para você.

Terapias alternativas oferecidas pelo SUS

Atualmente o Sistema Único de Saúde oferece 29 terapias alternativas. As primeiras cinco passaram a ser oferecidas em 2006, com a criação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, apenas em 2017 que outras atividades começaram a ser incorporadas.

Atualmente, as terapias estão presentes em 9.350 estabelecimentos em 3.173 municípios, sendo que 88% são oferecidas na Atenção Básica, e a técnica mais indicada por especialistas e procurada por pacientes é a acupuntura.

Veja a seguir a lista com um pequeno resumo das 29 técnicas:

1. Acupuntura: técnica da Medicina Tradicional Chinesa, que se baseia na utilização de agulhas metálicas aplicadas em pontos energéticos do corpo do paciente.

2. Homeopatia: utiliza substâncias da Natureza, diluídas e dinamizadas, para tratamento de doenças partindo do princípio similia similibus curantur (semelhante pelo semelhante se cura).

3. Fitoterapia: atua com a utilização de plantas medicinais para tratamento e cura das doenças.

4. Antroposofia: método que leva ao conhecimento da natureza do ser humano e sua ligação com o Universo.

5. Termalismo/Crenoterapia: uso da água termal, que contém inúmeros componentes (minerais e gases), para tratamento e cura de diversas patologias.

6. Arteterapia: utiliza recursos artísticos/visuais ou outras expressões artísticas como método terapêutico, principalmente em casos psiquiátricos.

7. Ayurveda: análise do perfil biológico de cada indivíduo.

8. Biodança: também chamada de psicodança, se baseia em um sistema de integração afetiva e desenvolvimento humano, através de vivências criadas com o uso dos movimentos da dança.

9. Dança circular: prática em grupo da dança, a fim de favorecer a saúde mental, emocional e física dos indivíduos.

10. Meditação: prática na qual o indivíduo foca sua mente em um objeto, pensamento, paisagem ou atividade em particular, com o objetivo de alcançar um estado de clareza mental e emocional e equilíbrio físico.

11. Musicoterapia: utilização da música para tratamento de problemas psicossomáticos.

12. Naturoterapia: aplica ações terapêuticas naturais, como nutrição e utilização de cuidados naturais, para levar o indivíduo a alcançar o reequilíbrio físico e emocional e uma melhor qualidade de vida.

13. Osteopatia: A análise da estrutura corpórea do indivíduo é uma das formas de diagnóstico desta prática terapêutica.

14. Quiropraxia: método terapêutico que tem por base, para tratamento de saúde, as condições do sistema músculo-esquelético, principalmente da coluna vertebral do paciente.

15. Reflexoterapia: consiste na aplicação de pressão, utilizando os dedos das mãos em pontos energéticos situados nas plantas dos pés e nas palmas das mãos, promovendo o equilíbrio e revitalização do organismo e do corpo, através dessa ativação energética.

16. Reiki: tem por base o trabalho com a energia vital universal “Ki”, através da imposição de mãos.

17. Shantala: consiste em massagem feita pelas mães em seus bebês, principalmente, para aliviar cólicas e acalmá-los.

18. Terapia comunitária integrativa: tem como eixo temático a reunião em grupo com o objetivo de diminuir o sofrimento, melhorar a autoestima e criar redes sociais solidárias.

19. Yoga: esta prática tem por finalidade proporcionar equilíbrio, força, harmonia e saúde para o corpo físico, através de suas asanas (posições e movimentos).

20. Apiterapia: método que utiliza produtos provenientes das abelhas.

21. Aromaterapia: faz uso de concentrados voláteis extraídos de vegetais, que são óleos essenciais que com seus aromas promovem bem estar e saúde.

22. Bioenergética: como terapia curativa, adota psicoterapia corporal, exercícios terapêuticos e trabalhos energéticos, visando a liberação das tensões do corpo e a expressão de sentimentos.

23. Constelação familiar: se baseia no estudo e análise das relações familiares, ajudando a identificar bloqueios emocionais no indivíduo.

24. Cromoterapia: técnica terapêutica que utiliza as cores para tratamentos de vários problemas de saúde, com o objetivo de harmonizar o corpo.

25. Geoterapia: utiliza a argila com água, em aplicação nas áreas do corpo a serem tratadas, como ferimentos e lesões com o objetivo de promover a cicatrização, ou em doenças osteomusculares.

26. Hipnoterapia: conjunto de técnicas que produzem relaxamento e através da indução do terapeuta, que faz hipnose, o paciente revela emoções reprimidas e bloqueios psíquicos, podendo reconhecer seus desequilíbrios.

27. Imposição de mãos: busca promover a recuperação, calma, equilíbrio, revitalização e bem-estar, através da imposição de mãos.

28. Ozonioterapia: utiliza a mistura dos gases oxigênio e ozônio, por diversos meios de administração, com o propósito terapêutico de promover a recuperação de diversas doenças.

29. Terapia de Florais: uso de essências florais, para harmonizar a vibração e energia do paciente.

Agora que essas terapias são de fácil acesso à população, você acha que elas vão começar a ganhar mais adeptos? E você, já tentou alguma das terapias aqui mencionadas? Aqui no blog da Pax Bahia já te contamos de forma mais aprofundada sobre uma delas, a aromaterapia; não deixe de conferir!

Este conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário, curta e compartilhe; seu feedback é muito importante para nós. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter. Até a próxima!

Matriz: Rua Castro Alves n. 918, Centro Feira de Santana BA - 44001-592

(75) 3623-0940

(75) 3623-0940