Natação: flexibilidade e condicionamento para o corpo e a mente

Natação: flexibilidade e condicionamento para o corpo e a mente

É verão, muito calor, seu corpo precisa SE MANTER REFRESCADO. A primeira coisa que vem em mente, claro, é uma piscina! Só de mentalizar já desestressa, certo? Mas você sabe, também, que uma piscina serve para muito mais que isso. Nadar é uma das atividades físicas mais completas que existem, para todas as idades, e beneficia todos os grupos musculares — você se tonifica por inteiro — oferece menos riscos de lesões que outros esportes com contato direto com o chão, melhora sua respiração e circulação sanguínea, além de ser um ótimo exercício aeróbico, melhora a capacidade de raciocínio e aumenta a coordenação motora, além de outros inúmeros benefícios para pessoas portadoras de limitações, idosos e recém-nascidos. Ou seja, é tudo que o seu corpo precisa em uma só atividade!

Mais leveza, menos pressão

Quando submerso, seu corpo fica mais leve. Assim, é possível se exercitar sem efeitos severos no esqueleto e lidar com as dores e rigidez muscular inerentes aos exercícios praticados no solo. A hidroterapia, por exemplo, permite que pessoas com artrite fortaleçam seus músculos e soltem suas articulações. Cada movimento feito na água é um movimento contra sua alta densidade, que é doze vezes maior que o ar.

Flexibilidade total

Um fator interessante sobre a natação é que ao praticá-la, você está constantemente se alongando em cada movimento realizado. A água proporciona flexibilidade por inteiro: seus braços movem-se em arcos, os movimentos de abrir e fechar as pernas envolvem os quadris, sua cabeça e coluna estão em constante cinesia. Não é possível alcançar essa amplitude em máquinas de exercício, por exemplo.

Controle de peso

Obviamente, a maioria das pessoas busca a prática de atividades físicas para emagrecer ou tonificar o corpo. A natação queima, em média, 500 a 600 calorias por hora (já é quase aquela porção média de batata frita que você comeu no fim de semana!), mas isso varia muito de acordo com a intensidade dos exercícios e com o condicionamento físico. Vale lembrar que em qualquer modalidade de exercícios, o importante é manter uma rotina para que seu corpo se movimente e funcione corretamente, e não almejar um padrão físico a todo custo.

Corpo saudável, mente saudável

As vantagens da natação para o corpo vão muito (muito mesmo) além do que foi dito nesses breves tópicos acima. Na verdade, é uma lista extensa e impressionante, envolvendo até mesmo melhorias para quem tem asma, apneia (o famoso ronco), problemas para dormir e aumento da expectativa de vida.

Mas nem só do corpo se vive. A atividade física, em geral, promove um upgrade considerável na saúde mental de quem pratica; é comum ouvirmos relatos sobre pessoas que superaram depressão e vários outras doenças do tipo dessa maneira. Você já parou para pensar no diferencial para o cérebro que é praticar natação?

  • Mente renovada

Nadar relaxa, é inegável. A água tem propriedades de cura e meditação. O oxigênio flui para os músculos, você regula e escuta a própria respiração. Não é necessário possuir afinidade com a água para ter uma conexão com ela — ela está em 70% da nossa composição. O stress some à medida em que o cérebro recupera as células perdidas, um processo chamado de neurose hipocampal, que resulta na melhora das suas funções.

  • Confiança e bom humor

O cansaço é uma causa e também consequência da depressão. O esforço feito ao movimentar-se na água é grande, mas dá condicionamento e disposição, através da liberação de serotonina, endorfina, ocitocina e dopamina, os conhecidos hormônios da felicidade e ajuda a aliviar dores (ninguém consegue ficar bem humorado sentindo dor, né?). É um esporte social — você interage com várias pessoas dentro da piscina e aprende a se ver melhor diante de tantos corpos diferentes. A autoestima agradece.

  • Experiência única

As experiências são sempre individuais para todos e a natação reforça essa ideia ao levar a uma imersão de sentidos. A cor azul, as linhas retas, a sensação de conforto. É como uma terapia vivida na prática, onde você pode limpar sua mente do que está causando atraso ou desconforto emocional. Estar imerso evoca uma série de instintos primordiais do ser humano: é estar em contato com o lado mais cru da sua existência. Por isso, tem sido usado cada vez mais por quem superar problemas psicológicos.

E agora, que tal começar a cuidar um pouquinho mais do seu corpo e da sua mente? Tire um tempo para você, sua saúde não pode ficar em segundo plano! É importante lembrar que jamais deve-se começar a praticar qualquer tipo de esporte sem o acompanhamento de um profissional, afinal, você não quer obter o resultado contrário ao que estava esperando, certo?

Esse artigo foi útil para você? Se sim, deixe um comentário e compartilhe com seus amigos. Até o próximo post!

Matriz: Rua Castro Alves n. 918, Centro Feira de Santana BA - 44001-592

(75) 3623-0940

(75) 3623-0940