10 benefícios do chá para sua saúde

10 benefícios do chá para sua saúde

Há mais de 5 mil anos, na China, surgia a segunda bebida mais consumida do mundo, ficando atrás apenas da água. Diz a lenda que um Imperador, durante uma viagem, fervia água, quando caíram algumas folhas dentro dela. Ele, então, decidiu experimentar a curiosa infusão. A bebida rapidamente passou a ser apreciada em todo o país, e em seguida, em todos os cantos do mundo. Hoje sabemos que os britânicos têm fama de serem os maiores apreciadores.

Verde, branco, preto, de camomila, não importa o tipo. Seu consumo é sempre associado à saúde e bons hábitos. Alguns servem para emagrecer, para curar resfriados, facilitar a digestão, reduzir o colesterol, ajudar no tratamento contra o diabetes e doenças cardíacas, combater o envelhecimento precoce, dentre inúmeros outros benefícios. O chá verde por exemplo, possui propriedades antioxidantes, que ajudam a reduzir os efeitos dos radicais livres, retardando o temido envelhecimento. Separamos alguns dos inúmeros benefícios terapêuticos dessa bebida fantástica.

Faz bem para o fígado

Pesquisadores de uma universidade de medicina no sul da China recentemente descobriram que o consumo do chá diminui as chances de uma pessoa ter câncer no fígado, esteatose hepática (gordura no órgão), cirrose e doenças hepáticas crônicas.

Protege seus ossos

Estudos em animais provaram que o chá verde previne perda de massa óssea. Uma planta nativa do sul da Ásia, a moringa, é famosa por suas propriedades, chegando a ser considerada um “superalimento”, contendo mais cálcio que o próprio leite, ferro e vitamina A, seu chá é uma boa opção para quem quer manter os ossos saudáveis.

Auxilia o sistema digestivo

Para quem tem problemas digestivos, o chá de erva cidreira é altamente recomendado, principalmente após as refeições: ele alivia gases e tem propriedades calmantes, uma espécie de sedativo natural.

Três xícaras para tudo ficar bem

Com apenas esta pequena quantidade de chá por dia, você reduz as chances de desenvolvimento de diversas doenças, como as citadas acima. Além disso, basta esta mesma quantidade para reduzir em mais de 20% as chances de sofrer um AVC ou doença arterial coronariana, morte cardíaca, infarto cerebral e hemorragia intracerebral.

Diminui o colesterol

Muitos chás são indicados para o controle do colesterol, principalmente o verde, branco e o de erva mate, bastante utilizado no chimarrão. Um litro de chá mate por dia, consumido alguns minutos antes, durante ou depois das refeições, pode moderar em até 40% o nível de colesterol no sangue. Vale lembrar que é sempre bom tentar consumir alimentos mais saudáveis e não esperar que todo o trabalho venha da bebida.

Emagrecimento saudável

Para quem deseja perder alguns quilos ou se livrar da sensação de inchaço, o chá de hibisco é infalível, além de melhorar o funcionamento do intestino e também ser útil no controle do colesterol. Por ser diurético, serve para baixar a pressão arterial e proteger rins e fígado. O chá verde, quando consumido antes da prática de exercícios, promove oxidação da massa de gordura corporal e reduz o triglicérides e auxilia no ganho de força muscular.

Ajuda no sono

Não é novidade para ninguém que o chá de camomila é o mais conhecido por quem tem problemas para pegar no sono. É rico em antioxidantes flavonoides, responsáveis pela calma que você sente ao tomá-lo. E os benefícios não ficam por aí! A camomila também alivia o estresse, cólicas menstruais, enjoo, faz bem para a pele, diminui a hiperatividade, controla má digestão e úlceras no estômago, dentre outros.

Sorriso mais bonito

Chás verdes e pretos foram comprovados bons agentes contra inflamações dentárias, assim como preventivos de proliferação de bactérias na boca. Eles também contêm flavonóides, além catequina, outro oxidante com propriedades antimicrobianas.

Melhora a concentração

Alguns chás são associados ao melhoramento das funções cognitivas, como o chá preto. Graças à cafeína e ao aminoácido teanina, ele pode melhorar até mesmo a capacidade de aprendizagem. Outro exemplo é a centelha asiática, que aumenta a circulação sanguínea no cérebro, estimulando o funcionamento dos neurônios, e consequentemente, a concentração.

Faz bem para a saúde mental

Alguns são comprovadamente associados como fatores de diminuição de chances de uma pessoa desenvolver males como depressão. Com as já faladas três xícaras por dia, você tem 37% menos de chances de ter a doença. O hipericão, por exemplo, é um antidepressivo natural em transtornos psicoativos, melhorando o mau humor depressivo, ansiedade e agitação.

Alivia sintomas da TPM

Erva-doce e sálvia são os mais populares quando se trata de alívio de dores abdominais. A camomila também é uma boa pedida aqui, assim como a moringa, que reduz a sensibilidade nas mamas, combate a irritação, reduz a insônia e desintoxica o corpo.
Quente ou frio, não importa como é servido. O chá é sempre bom em qualquer momento. Mas cuidado, mesmo com todos esses benefícios, eles podem provocar reações inesperadas, como pressão baixa e hipertensão. Para que isso não aconteça, é essencial saber se aquele determinado tipo de chá é indicado para o seu estado de saúde, afinal, são agentes medicinais e também possuem contraindicações.

Este conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário, curta e compartilhe; seu feedback é muito importante para nós. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter. Até a próxima!

Matriz: Rua Castro Alves n. 918, Centro Feira de Santana BA - 44001-592

(75) 3623-0940

(75) 3623-0940