A importância da inclusão digital para a terceira idade

A importância da inclusão digital para a terceira idade

No Brasil, a terceira idade está cada dia mais conectada com a tecnologia, e incluída nas redes sociais. De 2012 a 2016, o número de idosos com acesso a internet teve um aumento de 8% para 10%, de acordo com os dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

Para compreender melhor a nova era digital, muitos idosos buscam aprender a manusear computadores e smartphones e, devido a essa grande procura, houve também o aumento no número de cursos e pessoas especializadas em prestar assessoria na área da informática.

A tendência é que o aumento no uso de tecnologia por pessoas da terceira idade cresça cada dia mais, tornando assim, o entendimento das novas tecnologias, uma necessidade e não apenas mais um hobby. Apesar de existirem dúvidas e a sua capacidade de adaptação ser um processo mais lento que os jovens, ainda é perceptível o desempenho e a disposição dos idosos para serem inseridos na era globalizada e hightech.

Vantagens do acesso aos idosos

Não só para usufruir de entretenimento, o acesso dos idosos a tecnologia também traz inúmeros benefícios, como a facilidade na comunicação com amigos e familiares distantes.

Vida social mais ativa

Um dos maiores motivos do surgimento da depressão em idosos é a falta de convívio social com outras pessoas e entes queridos, com a correria do cotidiano, há o aumento da distância entre os amigos e a falta de contato com a família, que ocasionalmente está ocupada com atividades do dia a dia, com esse afastamento a tendência é que os idosos se isolem e fiquem reclusos diante de pessoas.

Com a facilidade do contato, proporcionado pela internet e bate-papos em tempo real, é possível ajudar a melhorar e manter um convívio mais próximo, facilitando assim a comunicação.

Sempre continuam aprendendo

Com a chegada da terceira idade, o natural seria a desaceleração no processo de aprendizado, afinal passamos tantos anos aprendendo e decorando coisas que o adequado seria descansar. Mas, para que não haja uma estagnação (que pode favorecer o surgimento de doenças neurológicas e psiquiátricas), o ideal é que eles sempre estejam aprendendo coisas novas e que continuem despertando o seu interesse, adquirindo mais habilidades e tornando-se assim pessoas mais ativas.

Com o acesso à vasta gama de conhecimentos oferecidos na rede, eles possuem acesso a inúmeros cursos e assuntos online. É fácil encontrar vídeos no youtube, acessar sobre artesanato, pintura e floricultura na internet. Assim como buscar novos conhecimentos, descobrir músicas, se inteirar sobre política ou acompanhar novos formatos informativos, como vlogs e podcasts dos mais variados temas.

Formas diferentes de se divertir

Depois de uma certa idade, muitos idosos não estão mais interessados em diversão, mas com os celulares e a tecnologia em mãos, existem várias formas de se distrair e de se entreter no tempo livre.

Com os smartphones, o mundo online pode proporcionar para as pessoas da terceira idade entretenimentos diversos e voltados para seus interesses, como por exemplo: séries, jogos, vídeos de músicas ou tutoriais de diversos assuntos, que podem contribuir muito para o desenvolvimento cognitivo.

De início pode parecer difícil e exigir habilidades inalcançáveis, mas com o passar dos dias, uma rotina vai sendo adquirida, desenvolvendo a memória para chegar e acessar o que é desejado, facilitando assim a distração e tornando o tempo mais divertido.

A melhora da memória

Exercitar a mente por meio da tecnologia é um dos processos mais vantajosos para os idosos, que com o passar dos anos estão propensos a perda de memória e a dificuldade para aprender. Trabalhando a aprendizagem dos idosos, com tecnologia, é perceptível o desenvolvimento da habilidade cognitiva, ou seja: idosos que têm acesso a internet, que usam celulares e desenvolvem habilidades tecnológicas se esquecem menos. Uma grande vantagem com um grande aliado, não é mesmo?

Maneiras de aproveitar a internet de forma segura: fuja de golpes!

Quando idosos irão usar a internet, todo o cuidado precisa ser redobrado, pois mesmo que tenham facilidade para acessar a rede e os sites, o perigo para quem ainda não possui todo conhecimento (e a malícia) é maior, tornando-os alvos mais vulneráveis.

O ideal para esses casos é que o acesso seja acompanhado e quando houver o surgimento de alguma duvida, que seja resolvida por algum conhecido, que tenha o conhecimento adequado de internet. Listamos algumas dicas para que nossos vovôs da internet naveguem de forma segura!

  • Acesse sites confiáveis: parece até bobagem, mas, se até os jovens dessa geração estão propensos a navegar em qualquer ambiente, nada impede que os idosos também cometam esse erro. Hoje em dia existem sites protegidos e verificados, a dica é: só naveguem ali e verifiquem comentários sobre o site em que está navegando, alguma opinião deixada sobre o mesmo pode ajudar a identificar um site malicioso;
  • Prefira manter a sua privacidade: compartilhar os posts dos amigos e fotos dos seus momentos se divertindo é normal, todo mundo faz isso. Mas é sempre bom tomar todo cuidado para não divulgar endereço, informações pessoais, senhas de cartões, informações sobre familiares.
  • Não abra links estranhos: mesmo que sejam de pessoas conhecidas, não devemos abrir tudo que recebemos sem confirmar que a pessoa realmente mandou ou que seja uma fonte confiável, geralmente clicando nesses links, estamos propensos a golpes. Todo cuidado é pouco.
  • Não existem promoções fantásticas: feito com mais frequência pelo WhatsApp, é comum vermos promoções de marcas famosas, quase que de graça rolando pelas redes. É muito comum também entregarmos nossos cliques, afinal quem resiste a uma promoção, não é? Mas, mesmo que irresistível, devemos desconfiar, nunca clicar nesses links e muito menos fornecer informações que geralmente são os dados “básicos” para qualquer site, afinal a única coisa que possivelmente conseguiremos alí é: um vírus ou um golpe.

Este conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário, curta e compartilhe; seu feedback é muito importante para nós. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter. Até a próxima!

Matriz: Rua Castro Alves n. 918, Centro Feira de Santana BA - 44001-592

(75) 3623-0940

(75) 3623-0940