Carnaval e saúde: dicas para aproveitar a folia

Carnaval e saúde: dicas para aproveitar a folia

O feriado de carnaval é esperado por muitos brasileiros em diversas regiões do país. Os dias de festa podem ser animados e inesquecíveis, porém é preciso manter a atenção à saúde e tomar todo os cuidados necessários para curtir com responsabilidade e segurança.

Para poupar os foliões dos problemas que mais acontecem durante esse período, é importante dar atenção especial à hidratação e respeitar os limites do seu corpo.

Confira algumas dicas, de como aproveitar o carnaval de forma saudável.

Alimente-se e hidrate-se bem

É fato que, por gastarmos muita energia e suor atrás dos bloquinhos, muito líquido é retirado do nosso corpo podendo levar à desidratação, queda de pressão e desmaios por falta de alimentação adequada. Dessa forma, é importante que bastante água seja ingerida. Consumir água de coco também é ótimo para repor os sais minerais do corpo.

Já na alimentação a dica é: opte por comidas leves, de fácil digestão e ricas em nutrientes. Mantenha o café da manhã e o almoço reforçados, ingerindo vegetais, frutas, cereais integrais e proteínas. Essas refeições garantem boa parte da nossa energia, e o bom funcionamento do nosso metabolismo para aguentar a folia mesmo que ocorra o consumo (sempre moderado!) de alguma bebida alcoólica.

Proteja-se do sol e do calor!

É importante estar atenta a necessidade constante do protetor solar nos blocos durante o dia.

As vestimentas e acessórios também fazem total diferença no bem-estar do folião. Para, evitar alergias e assaduras e garantir a boa transpiração da pele, tente levar em conta os seguintes aspectos ao escolher suas roupas:

  • Roupas leves e de algodão;
  • Evitar tecidos sintéticos que esquentam mais;
  • Roupas molhadas por muito tempo, podem provocar micoses, por isso é indicado evitar tecidos que absorvam muita água.

Incluir um chapéu na fantasia pode aumentar a proteção do sol, e garantir mais ainda a diversão e a proteção. 

O indicado para aproveitar todos os dias de carnaval é usar roupa leves e arejadas, assim seu corpo controla melhor a temperatura, evitando a transpiração excessiva. 

Esta dica é sugerida principalmente para crianças e idosos, que são mais sensíveis à desidratação.

As roupas leves não pesam e garantem que você tenha mais liberdade de movimentos, importantes para quem quer aproveitar ao máximo os blocos de carnaval.

Bebida alcoólica com moderação

O álcool além de causar a desidratação, sobrecarrega o organismo e impede seu funcionamento completo. Entre as diversas consequências do abuso de bebidas alcoólicas durante o período de carnaval a mais comum entre os foliões é o coma alcoólico, caracterizado pela perda de consciência após o uso excessivo de bebidas alcoólicas.

Por isso, reforçamos o consumo de água e de comidas com propriedades nutritivas. De preferência não beba, mas se beber, que seja com responsabilidade e moderação.

É importante lembrar também que bebida e direção não combinam, por isso escolha sempre um amigo para ser o motorista da vez ou utilize outros serviços de transporte como táxis ou ônibus!

Use camisinha

Sabemos que o período do carnaval é muito propício à paqueras e azarações, liberdade e alegria! A camisinha é o principal método contraceptivo e a forma mais segura de manter relação sexual. Além de evitar uma gravidez indesejada, ela também garante a proteção contra doenças sexualmente transmissíveis, como HPV, HIV e gonorreia. Mesmo com o seu parceiro fixo, a camisinha deve ser usada sempre, e no carnaval não é diferente.

Faça um estoque de camisinhas e leve-as para a folia. Se prevenir sempre é o ideal e garante a segurança da sua saúde e da pessoa com que você tiver relações.

E lembre-se: você nunca deve fazer algo que outra pessoa não queira. Isso inclui qualquer tipo de contato físico como beijos e toques. Insistir ou forçar alguma situação são formas de violência e assédio. A melhor escolha é agir com bom senso e respeito aos demais.

Leve sempre os documentos de identificação

É importante lembrar que você nunca deve sair de casa sem algum documento de identificação, como RG ou carteira de habilitação. A dica é escolher apenas um, caso o pior aconteça e você perca ou seus pertences o outro estará garantido em casa.

Leve apenas o básico para aproveitar o carnaval, assim você evita perder seus documentos ou que seu dinheiro e celular sejam furtados. Você pode usar uma pochete ou manter seus pertences em um local seguro nas suas roupas.

O período de carnaval é esperado por muitos, então nada melhor que aproveitar com consciência e responsabilidade. Assim, você garante um feriado de curtição completa sem consequências ruins posteriormente.

O que achou das nossas dicas? Curta, compartilhe e deixe sua sugestão ou comentário. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter, seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

Matriz: Rua Castro Alves n. 918, Centro Feira de Santana BA - 44001-592

(75) 3623-0940

(75) 3623-0940