^ Voltar ao topo
(75) 3623-0940

Benefícios de atividades físicas na água

Benefícios de atividades físicas na água

Praticar atividades físicas é um hábito que traz inúmeros benefícios para a saúde física. Os exercícios praticados na água, como a natação e hidroginástica, ajudam no desenvolvimento muscular e ósseo daqueles que praticam, além de auxiliar na redução de gordura corporal.

A cada exercício praticado, dentro da piscina, seja como atividade física ou de modo descontraído, faz com que o seu coração bombeie sangue em maior quantidade para o organismo, aumentando a circulação sanguínea. A prática de atividades aquáticas também ajudam os pulmões a se fortalecerem, melhorando o sistema respiratório.

O esforço promovido pelos braços e pernas, são essenciais para uma boa performance aquática, contribuindo também para a aquisição de massa muscular magra.

Confira agora quais os benefícios das atividades físicas praticadas na água e quais exercícios ajudam no desenvolvimento de adultos e crianças!

Melhora a qualidade de vida

Nadar, praticar hidroginástica ou mergulho são práticas que ajudam o nosso corpo. Dessa forma, o cérebro libera endorfinas em nossa corrente sanguínea.

A endorfina, conhecida por ser o hormônio do relaxamento, é responsável por nos fazer sentir sensações como bem-estar e relaxamento. As endorfinas melhoram nosso humor, contribuindo também com nosso metabolismo, melhoram a qualidade do sono, incrementando na disposição física.

Melhoram o condicionamento físico

É normal que o corpo humano gaste mais energia debaixo d’água, isso faz com que as calorias queimadas, em atividades aquáticas, sejam maior que em outras atividades.

A água, além de promover um menor impacto ao coração e às articulações, atenua grande parte do esforço, sendo possível realizar os exercícios sem dificuldades.

Todas essas atividades ajudam com o condicionamento físico, que se torna importante para quem pratica o mergulho, por exemplo. Ajudando no gasto de até 900 calorias e auxiliando na tonificação dos músculos das pernas e costas.

Trabalha a respiração

Praticar atividades na água, auxilia na respiração. Além disso, a natação também ajuda no desenvolvimento dos pulmões em bebês e crianças.

Podemos exemplificar com o mergulho, atividade essencial para melhorar a forma como inalamos. Por isso, é necessário respirar lenta e profundamente. De forma que com esse ritmo de respiração equilibrado e controlado, o corpo seja levado a um estado de calma e tranquilidade.

Atividades físicas indicadas

As atividades físicas na água além de melhorar a resistência,aprimoram a capacidade cardíaca, ajudam no ganho de massa magra e aumentam a flexibilidade. Abaixo citamos algumas das mais praticadas e indicadas:

Hidroginástica

Contrariando muitos, a hidroginástica é benéfica não só para idosos. Crianças e adultos também podem aproveitar da modalidade, que promete ajudar na queima de calorias, a melhorar a resistência física e muscular, além de aumentar a capacidade aeróbica.

Entre os benefícios de praticar a hidroginástica estão: perda de peso, melhora do condicionamento físico, redução do colesterol, aumento da capacidade respiratória etc. Além disso, como costuma ser praticada de forma coletiva, promove o convívio social saudável, sendo um complemento terapêutico a casos de depressão ou ansiedade.

Natação infantil

É importante que desde cedo os pequenos sejam estimuladas a praticarem esportes. Sendo a natação infantil uma das atividades mais recomendadas.

Vale ressaltar que durante a aula, o acompanhamento de um responsável é importante, assim é criada uma relação de confiança, característica fundamental para o desenvolvimento das crianças, principalmente dos bebês.

Através das aulas, elas podem ganhar segurança e perder o medo gradativamente. Além, de inúmeros benefícios como: a melhora do desenvolvimento neuromotor, o fortalecimento da musculatura, melhora na capacidade respiratória, estímulo do sono, desenvolvimento do apetite, além do progresso nas noções espaciais, entre outros.

A natação infantil é uma atividade que pode ser praticado por crianças de todas as idades e bebês.

Natação

A natação trabalha todo o seu corpo e é indicada não só para quem deseja emagrecer, mas também para quem busca manter a saúde em dia.

Entre os inúmeros benefícios da natação estão o desenvolvimento e aumento de força e tônus muscular, a flexibilidade adquirida, o fortalecimento do coração, queima de calorias, melhora da respiração, redução do estresse, entre outros.

Stand-up paddle

O stand-up paddle é ideal para deixar braços e ombros fortalecidos, além de desenvolver coordenação motora, pois usa os membros para realizar os movimentos, que são similares aos de um remo.

Além de exigir concentração e equilíbrio, o stand-up trabalha intensamente a musculatura na região do abdome e coluna lombar.

As atividades físicas aquáticas trazem benefícios para pessoas de todas as idades, reduzindo também os níveis de depressão, além de proporcionar um estilo de vida mais saudável, a prática dessas atividades melhoram a capacidade funcional do corpo e contribui para a maior qualidade de vida.

O que achou das nossas dicas? Curta, compartilhe e deixe sua sugestão ou comentário. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter, seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

Atendimento

Av. Sampaio, Nº 296, Centro
Feira de Santana - BA - 44125-280

(75) 3623-0940 / 3485-1210

paxbahia@paxbahia.com.br

Clique para ampliar