^ Voltar ao topo
(75) 3623-0940

Remédios caseiros para gripes e resfriados

Remédios caseiros para gripes e resfriados

Gripes e resfriados são infecções causadas por vírus comuns que atingem as vias aéreas. É normal que você tenha coriza, sinta dor no corpo, tenha um pouco de febre e, principalmente, sinta sua garganta irritada combinada à congestão nasal. A intensidade dos sintomas pode variar de pessoa para pessoa, dependendo das condições do sistema imunológico da mesma.

Dito isso, é importante lembrar que quadros de gripes e resfriados são auto-limitados. Isso significa que o vírus possui um tempo de vida dentro do organismo do indivíduo (cerca de três a sete dias). Durante esse período o sistema imunológico trabalha para resolver naturalmente o quadro.

Por isso, tanto os remédios caseiros quanto os remédios de farmácia não resolvem o quadro, apenas amenizam os sintomas, facilitando para que o próprio organismo complete esse ciclo. Se após os sete dias a gripe ainda não tiver passado, o ideal é procurar um médico, já que outras complicações podem estar envolvidas.

Mas a gente sabe que os sintomas da gripe e dos resfriados podem ser muito chatos, dificultando a nossa rotina diária. Pensando nisso, separamos algumas dicas de remédios, como chás para gripes e resfriados, e xaropes caseiros para tosse e gripes.

Continue lendo!

Ingredientes naturais e seus benefícios

Começamos pontuando que o simples fato de manter uma alimentação balanceada na sua rotina já é uma ótima prevenção contra gripes e resfriados, e uma ótima forma de fortalecer seu sistema imune em casos de infecção.

Todos os alimentos naturais possuem seus benefícios, neste artigo, vamos citar os principais para a redução de sintomas da infecção nas vias aéreas, especificamente.

Os alimentos ricos em Vitamina C, Alicina e propriedades hidratantes, são os mais recomendados durante os ciclos de vida dos vírus. Isso porque, além de fortalecer o sistema imunológico, eles também possuem substâncias anti-inflamatórias que funcionam como analgésicos para as dores de garganta e hidratam as mucosas das vias aéreas reduzindo a tosse. Veja alguns exemplos:

  • Suco de laranja, limão e caju: esses sucos, que não precisam estar misturados, são ricos em Vitamina C, reforçando o sistema imunológico.
  • Suco de maçã: possui propriedades hidratantes, amenizando a irritação na garganta e, consequentemente, a tosse.
  • Mel: também possui propriedades hidratantes.
  • Alho: rico em alicina, é anti-inflamatório, melhorando sintomas de congestão nasal.

Chás para gripe e resfriado

Os chásOs chás para gripe e resfriado podem ser controversos. Algumas pessoas afirmam que eles não possuem tanto efeito como é divulgado por aí. O caso é que tudo irá depender da quantidade do princípio ativo contido nas folhas, o que também depende da maneira de cultivo, do solo, da colheita, do armazenamento e da quantidade usada.

Ainda assim, um chá sempre cai bem. Veja a seguir nossas receitas:

Chá de mel e limão

Seguindo a lógica dos benefícios dispostos no tópico anterior, nada melhor do que juntar tais ingredientes, certo? O chá de mel e limão já é um clássico. Rápido, fácil e delicioso.

Para prepará-lo, você irá precisar do suco de 1 limão, 2 colheres de sopa de mel e 1 xícara de água fervente. Primeiro misture bem o mel e a água fervente, e depois adicione o suco puro do limão.

O limão deve ser o último ingrediente acrescentado, para não perder suas propriedades.

Chá de alho

Apesar de não ser o preferido, o chá de alho é um excelente remédio caseiro para gripe e resfriado.

Você vai precisar de 3 dentes de alho, 1 colher de mel, suco de ½ limão e 1 xícara de água. Ferva a água com os dentes de alho amassados por cerca de 5 minutos. Depois acrescente o mel e só depois o limão. Beba o chá ainda morno.

Xarope caseiro para tosse e gripe

Você pode fazer um xarope caseiro para tosse e gripe se utilizando dos ingredientes citados anteriormente. Os melhores levam em sua composição, o mel, o alho, a cebola e plantas como o sabugueiro e o alcaçuz. Veja as nossas dicas de receita a seguir:

Cebola e mel

Antimicrobiano, anti-inflamatório e analgésico, esse chá é perfeito para quem está lidando com as irritações na garganta. Para prepará-lo, você precisa picar finamente uma cebola grande, cobrir com mel e aquecer em uma panela. Esse processo deve durar cerca de 40 minutos. Depois desse tempo, guarde a mistura em uma garrafa de vidro e tome uma colher a cada 15 ou 30 minutos, até a tosse acalmar.

Sabugueiro e hortelã-pimenta

Esse xarope caseiro é indicado, principalmente, para baixar a febre e descongestionar as vias aéreas. Você irá precisar de 500 mL de água, 1 colher de chá de hortelã-pimenta seca, 1 colher de chá de flores de sabugueiro secas e 250 mL de mel.

Ferva o sabugueiro e a hortelã na água, durante 15 minutos. Depois, você deve coar o líquido e acrescentar o mel até dissolver. Conserve a mistura em um frasco de vidro e tome uma colher sempre que achar necessário.

Além dessas, outra dica caseira para diminuir as dores e baixar a febre, é tomar um banho de água fria e colocar uma bolsa de água quente nos músculos doloridos. Comer uma canja de galinha também já é um clássico graças aos seus benefícios. É um ótimo combo para aumentar a imunidade, a disposição e ainda assim, comer algo leve que não irá machucar a garganta.

Quer outras dicas como estas? Não deixe de conferir como controlar a rinite alérgica, assim como outros artigos aqui no blog da Pax Bahia!

Este artigo foi útil para você? Seu feedback é muito importante para nós. Deixe seu comentário, curta, compartilhe e assine a nossa newsletter!

Atendimento

Av. Sampaio, Nº 296, Centro
Feira de Santana - BA - 44125-280

(75) 3623-0940 / 3485-1210

paxbahia@paxbahia.com.br

Clique para ampliar