O estresse faz mal para saúde da pele? SIM!

O estresse faz mal para saúde da pele? SIM!

Você deve estar se perguntando: hoje em dia, quem não está estressado? Ainda que o estresse seja muito comum, considerado inclusive um dos males do século, ele pode se tornar crônico e desencadear outras reações que não emocionais, de diferentes formas nas pessoas.

Já se sabe que a mente e o corpo estão completamente conectados, então aqueles problemas que conhecíamos como “emocionais”, devem agora ser entendidos como problemas que afetam o indivíduo como um todo. Um desses problemas é o estresse, que é um mecanismo fisiológico, basicamente uma defesa natural do organismo, que nos ajuda a sobreviver.

Quando estamos estressados, nosso organismo libera mediadores químicos, como a adrenalina, que nos faz reagir a situações de perigo. Quando essa liberação se torna crônica, ela pode causar muitos danos à saúde, em especial, à pele. Isso porque pode provocar excesso de cortisol, que em doses elevadas pode afetar o sistema imunológico.

Por isso, surtos de acne, extrema sensibilidade, envelhecimento precoce e outros problemas, são completamente naturais durante altos níveis de estresse. Quer entender melhor como e porque o estresse faz mal à saúde da pele?

Continue lendo!

Estresse causa acne?

Sim. Como citamos anteriormente, o surto de acne faz parte dos principais sintomas do estresse. Isso acontece porque o estresse é capaz de danificar a nossa maior camada protetora, o sistema imunológico. A barreira de proteção microbiota presente na nossa pele é danificada e se torna incapaz de nos proteger contra a poluição, o clima seco e substâncias que possam causar alergias e irritações.

A tensão ativada pela adrenalina em excesso e a produção de cortisol fora de controle, entram em contato com os receptores hormonais da pele, favorecendo a inflamação e o ressecamento, e estimulando a produção de sebo, o que consequentemente leva ao aparecimento da acne.

Para não confundir a acne por estresse com a acne hormonal, basta se atentar para o momento do surgimento, principalmente quando falamos sobre mulheres adultas. Se você notar que os surtos acontecem logo no início do ciclo menstrual, a sua acne provavelmente é hormonal. Se os surtos aparecem aleatoriamente, combinados a uma sensibilidade incomum na pele, provavelmente é o estresse.

Mas antes de sair fazendo tratamento por si só, é preciso conhecer bem a causa da acne. Por isso, o ideal é marcar uma consulta com o seu dermatologista. Se você for adolescente, esse deve ser um cuidado redobrado. A adolescência é um momento de hormônios à flor da pele, logo, é completamente comum ter acne durante este período da vida.

Além da acne, outras questões estéticas, como queda de cabelo, enfraquecimento das unhas, remodelagem da gordura e amarelamento do rosto, também podem ocorrer graças ao estresse. O consumo de colágeno pode ajudar neste quesito. Veja mais informações sobre o assunto clicando aqui.

Apesar da acne ser mais comum, ela não é a maior causa de preocupação. Isso porque cravos e espinhas são basicamente questões estéticas e quando falamos sobre o estresse, estamos falando de um problema que pode causar doenças sérias, para além da aparência física. Veja a seguir as principais doenças de pele causadas por estresse.

Doenças de pele causadas por estresse

Antes de começar a nossa lista, é sempre importante lembrar que nenhuma das condições que iremos citar é transmissível ou fatal. No entanto, são condições que podem se tornar crônicas e causar desconforto para o indivíduo.

Dermatite Atópica

A Dermatite Atópica é um tipo de alergia. Durante este processo inflamatório, o indivíduo desenvolve lesões avermelhadas na pele que coçam muito e podem descamar. A dermatite também pode estar relacionada a outros problemas, como bronquite, asma e rinite.

Além do estresse, entrar em contato com substâncias que causam irritação e alergias, estar em ambientes muito secos e quentes, e a transpiração também podem ser gatilhos para surtos.

Psoríase

A Psoríase é uma doença autoimune inflamatória e crônica que pode ser identificada a partir das manchas e escamas secas que se formam na região dos cotovelos, joelhos e couro cabeludo.

Essa condição também está relacionada ao fator genético, no entanto, sua principal causa e agravamento é o estresse. A Psoríase aparece em crises.

Urticária

A urticária é uma irritação cutânea bem comum. Ela pode ser desencadeada por alimentos, suor, medicamentos e outros agentes. O estresse não é a principal causa, mas ele pode piorar os sintomas, desencadeando crises.

Ela pode ser identificada pela elevação da pele no local (como pequenas bolhas), inflamação e vermelhidão da pele. Ela causa inchaço, coceira, rubor e, às vezes, sensação de queimação.

Vitiligo

O vitiligo só aparece em pessoas que já tenham predisposição genética, mas o estresse acelera o processo de desencadeamento da condição. Ela é caracterizada pela redução ou falta de melanina (pigmento que dá cor à pele), criando o aspecto de “manchas” em diversas regiões do corpo.

Saúde da pele

O estresse pode fazer parte do nosso dia a dia até certo ponto. Como mencionamos no início do artigo, o estresse é um mecanismo natural de proteção do organismo. O problema se encontra quando os níveis de estresse estão muito altos. Você pode identificar certos sinais, como comportamento que foge do padrão habitual, dificuldades para dormir, cansaço extremo até mesmo logo após acordar, falta de energia e mudanças extremas de humor.

Uma das melhores maneiras de cuidar da saúde da pele, portanto, é identificar a raiz do estresse e tratá-lo. Os tratamentos incluem fazer terapia, dormir bem, ter momentos de lazer, praticar exercícios físicos e investir em momentos de autocuidado.

Nesses momentos de autocuidado, você pode criar uma rotina de skincare, para ter mais contato consigo mesmo. Não se esqueça da ingestão de água e de alimentos saudáveis.

Para manter a sua pele saudável e bonita, você deve se preocupar com a hidratação e com a ingestão de vitaminas e nutrientes. Ao ter um surto de acne ou outras condições, respeite sua pele e não exagere no uso de cosméticos. O ideal é manter seus poros limpos e livres para que o organismo faça o processo de renovação celular.

Antes de você ir embora, que tal conferir nosso artigo com dicas de calmantes naturais para ansiedade, estresse e insônia?

Este conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário, curta e compartilhe; seu feedback é muito importante para nós. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter. Até a próxima!

Matriz: Rua Castro Alves n. 918, Centro Feira de Santana BA - 44001-592

(75) 3623-0940

(75) 3623-0940