Alimentação pré-treino: saiba o que comer

Alimentação pré-treino: saiba o que comer

Antes de treinar é preciso escolher bem o que comer. Caso contrário, você pode não ter energia o suficiente para completar as séries e pode se sentir mal durante os exercícios. O baixo desempenho e a dificuldade de realização, são os principais motivos que levam as pessoas a desistirem da academia.

Os melhores alimentos para o pré-treino são aqueles ricos em proteínas, carboidratos e gorduras, e que possuem baixo índice glicêmico, pois fornecem a energia necessária para o treino e promovem a recuperação muscular.

A quantidade de porções irá variar conforme o tipo de exercício a ser realizado e conforme o metabolismo do indivíduo. Mas, independente dessas variáveis, é fundamental manter uma dieta equilibrada para reduzir o risco de hipoglicemia, cãibras e dores musculares.

Quer saber o que comer no pré-treino e ainda ganhar um exemplo de lanche? Continue lendo!

O que comer no pré-treino

Como citamos anteriormente, os alimentos ideais e a quantidade ideal irá depender do tipo de atividade física que será realizada.

Então, se você irá praticar exercícios que envolvem resistência, como os exercícios cardio (corrida, caminhada, natação, pular corda, crossfit, entre outros), o ideal é consumir alimentos ricos em carboidratos, pois são estes os que mais oferecem energia.

Mas se você irá praticar exercícios com menos intensidade, focados na musculação e no ganho de massa, o ideal é que você opte por uma combinação de carboidratos e proteínas, pois, além de ganhar energia, você terá nutrientes que promovem o crescimento e o reparo muscular.

Já no caso dos exercícios moderados, você pode incluir gorduras saudáveis, em pequenas porções, como fonte de energia.

Para ter em mãos um cardápio completo, considerando o seu objetivo individual, o seu sexo, altura e peso, é fundamental que você consulte um nutricionista para fazer uma avaliação mais profunda.

5 alimentos para o seu pré-treino

O seu lanche deve levar em consideração o horário de consumo.

Ou seja, se você for se alimentar entre 30 minutos e 1 hora antes do treino, o ideal é que o lanche seja leve, para que a digestão aconteça e não cause nenhum desconforto. Mas se você se alimentar 1 ou 2 horas antes do treino, você pode montar um prato mais completo, com grandes quantidades de carboidratos e proteínas.

A seguir listamos 5 opções de alimentos que podem ser combinados e são ótimos para o seu pré-treino.

Banana

Rica em carboidrato e potássio, a banana contribui para a energia do corpo e promove o relaxamento muscular, evitando cãibras e dores depois do treino. Outro benefício, não tão comentado, é o balanceamento da água no nosso organismo.

Batata-doce

Conhecida como o alimento preferido dos amantes da academia, a batata-doce tem baixo índice glicêmico, fazendo com que a glicose seja liberada lentamente no sangue, fornecendo energia durante todo o período do exercício.

Além disso, a batata-doce faz bem para os músculos, pois tem potássio, fósforo e ferro.

Grãos integrais

Outro grupo de alimentos com baixo índice glicêmico é o de grãos integrais. Então, colocar aveia no iogurte é sempre uma boa pedida.

Pão integral

O pão já foi muito vilanizado, mas quando você opta pelo pão integral, está promovendo uma série de benefícios para a sua saúde.

A versão integral do pão, possui ainda mais nutrientes, vitaminas e minerais e maior teor de fibras, proporcionando uma digestão mais lenta e sensação de saciedade por mais tempo.

Para quem gosta de fazer um sanduíche para o lanche, o pão integral recheado com alface, tomate, patê e queijo, é uma verdadeira refeição.

Suco de frutas

Para quem tem menos tempo, ou prefere um lanche mais leve para antes do treino, o suco de frutas é uma ótima opção. Eles são práticos e de fácil digestão, fornecendo energia e estimulando a recuperação dos músculos.

Exemplos de lanche para o pré-treino
Como prometido, aqui estão alguns exemplos de lanches rápidos para o seu pré-treino:

Opções leves:

  • Iogurte natural com porção de frutas;
  • Barra de cereais;
  • Uma porção de frutos secos, como nozes o u amêndoas.

Opções completas:

  • Panqueca de aveia, banana e canela com queijo branco ou pasta de amendoim;
  • Torrada de pão integral com 2 ovos mexidos;
  • Sanduíche de pão integral, alface, tomate, patê e queijo branco.

Aproveite e confira nosso artigo especial com os alimentos que você precisa cortar agora para manter uma dieta saudável.

E aí? Gostou das nossas dicas? Então não deixe de conferir outras dicas de saúde, beleza e bem-estar aqui no blog da Pax Bahia.

Até a próxima!

Deixe seu comentário, curta e compartilhe; seu feedback é muito importante para nós. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter para receber as novidades do blog em primeira mão!

Matriz: Rua Castro Alves n. 918, Centro Feira de Santana BA - 44001-592

(75) 3623-0940

(75) 3623-0940