Aprenda a administrar o seu tempo e viva melhor

Aprenda a administrar o seu tempo e viva melhor

Vivemos em uma sociedade que luta constantemente contra a falta de tempo. Hoje, é necessário buscar nas ações novas formas de otimização e melhor aproveitamento. É preciso saber administrar a rotina e fazer um planejamento assertivo para que todas as demandas sejam bem executadas e, consequentemente, os objetivos sejam alcançados. Sem contar os momentos de lazer, junto aos amigos e familiares, que não podem ser esquecidos nessa programação. Mas, então, como administrar o tempo? Como tornar as ações mais práticas e viver melhor?

Acompanhe este artigo e descubra algumas das principais dicas sobre o assunto.

1. O ponto de partida para administrar o tempo é uma vida saudável

Você já deve ter escutado que um corpo cansado não leva ninguém a lugar nenhum, por isso, também é preciso considerar seu impacto na questão do aproveitamento do tempo. Uma das dicas importantes para a melhor gestão dos horários se refere às práticas relacionadas à saúde.

Dormir bem, ter uma alimentação balanceada, beber bastante água e criar uma rotina de exercícios são práticas fundamentais para que se consiga usufruir mais prazerosamente do tempo. É preciso estar bem consigo mesmo para conseguir viver melhor e aproveitar melhor cada segundo.

2. Usar agendas/planners é uma boa alternativa

O uso de agendas é uma prática bastante antiga, mas extremamente importante na organização do tempo. Ao habituar-se ao uso desse recurso, fica mais fácil visualizar a lista de tarefas diária e se organizar com compromissos e horários.

E a novidade é que hoje existem novas alternativas para isso, mais práticas, acessíveis e com mais utilidades. Os planners, por exemplo, se configuram como uma opção mais robusta para o gerenciamento das tarefas e que possibilitam melhor organização. Ainda, as versões disponíveis online ou habilitadas nos próprios celulares e e-mails podem ser as mais indicadas para acesso rápido.

3. Estipular metas para cumpri-las

Não se prospera na vida sem um bom delineamento de metas, por isso, essa é uma das partes fundamentais ao se administrar o tempo. É preciso determinar objetivos e estipular prazos de execução, garantindo assim que as ações realizadas estejam em concordância com o pretendido.

Essa é também uma forma de manter a motivação necessária para o cumprimento das tarefas - quando se vislumbra um bom destino, o caminho se torna mais fácil e agradável!

4. Estabelecer rotinas também é importante

Dizem que as rotinas são desgastantes, mas, na verdade, elas são essenciais para a boa gestão do tempo. Com elas, criamos hábitos e o cumprimento de tarefas fica menos enfadonho.

O que acontece é que o corpo e a mente entendem as atividades como práticas comuns e de fácil desenvolvimento - sem rejeição ou desestímulo para o seu cumprimento. Ao criar uma rotina, você consegue se organizar com suas atividades, sem se atrapalhar com horários ou compromissos - ou seja, sem perder tempo em vão.

5. Não faça muitas coisas ao mesmo tempo

Aquela ideia de que se deve ser multitarefa o tempo inteiro está sendo desmistificada. Em alguns momentos, naturalmente, essa habilidade pode ser proveitosa. Mas não deve ser tida como um mantra.

De acordo com um estudo, tentar executar diversas tarefas ao mesmo tempo pode fazer com que sejamos 40% menos produtivo, desperdiçando tempo e esforço.

6. Tenha cuidado com as distrações

Conforme dados, se você parar o que está fazendo para checar um e-mail ou ver uma notificação de redes sociais no celular, por exemplo, podem levar 9 ou mais minutos para que você consiga retornar à sua tarefa original - isso se você não ignorá-la totalmente e focar em uma outra tarefa. Assim, essas pequenas distrações, tidas como inofensivas, podem roubar um tempo precioso de sua rotina - esteja atento!

7. Investir em lazer é fundamental

Momentos de lazer não podem ser subestimados, pois eles são cruciais para uma vida tranquila e alegre. Nem só de trabalho se vive, certo? O ócio também faz parte e tem atuação importante, inclusive, no processo criativo e de desenvolvimento.

Por isso, inclua em sua rotina um pouco de diversão junto aos seus amigos e familiares. Viagens, passeios, festas e até momentos de descanso devem ser incluídos no seu campo de “atividades indispensáveis”. Assim, o tempo será melhor aproveitado e você se tornará uma pessoa mais feliz e produtiva para cumprir com suas obrigações.

Saber administrar o tempo é o segredo para dias mais agradáveis e proveitosos. É preciso ter consciência de que, nem sempre, gastar muita energia com determinada atividade é que fará dela bem-sucedida: o segredo do sucesso e da boa gestão do tempo está no equilíbrio das ações.

E então, pronto para aplicar essas dicas para administrar o tempo de modo mais eficiente e sem estresse? Tem algum outro conselho ou experiência sobre esse tema? Deixe sua mensagem nos comentários!

Matriz: Rua Castro Alves n. 918, Centro Feira de Santana BA - 44001-592

(75) 3623-0940

(75) 3623-0940