Cuidador de idosos: O que faz?

Cuidador de idosos: O que faz?

Cuidar do bem-estar, saúde, higiene pessoal e alimentação: essas são algumas das responsabilidades de um cuidador de idosos. A carreira tem apresentado um grande crescimento no Brasil, com alta demanda no mercado, sendo extremamente promissora.

Envelhecer é uma etapa natural da vida de todo mundo. Com os avanços da idade, a saúde passa a não ser mais a mesma de antes, o que faz com que as pessoas não tenham mais a mesma vitalidade de antes, incapacitando-as de realizarem diversas atividades corriqueiras. Essa condição dificulta a autonomia e prejudica até a autoestima do idoso, que passa a se sentir um fardo para a família. Por isso, ter alguém que o ajude no que ele precisar é a opção ideal.

A profissão de cuidador de idosos não para de crescer

De acordo com dados do ministério do trabalho, do final de 2018 até aqui, houve um aumento de mais de 500% no número de cuidadores de idosos no Brasil, uma situação oportuna para fazermos uma reflexão sobre a valorização desse profissional. Isso acontece porque o país está envelhecendo: até 2050, o IBGE estima que 30% da população brasileira será composta por idosos.

O que faz um cuidador de idosos?

Ele é um profissional que segue as orientações de médicos e enfermeiros, dando continuidade a esse trabalho nas atividades do dia-a-dia, como a prática de atividades físicas, alimentação, administração de remédios, atenção, estimular a vida social, cuidar da autoestima e até mesmo troca de fraldas e banho.

Ou seja, ele facilita a vida do idoso. Muitas famílias necessitam desse suporte por não tem o tempo necessário para prestar os cuidados devidos. É bom lembrar que as funções de um cuidador vão depender do estilo de vida e do estado de saúde do cliente.

Quais são as qualificações necessárias para ser um cuidador de idosos?

Este profissional precisa buscar capacitação para identificar sinais de doenças comuns entre idosos, além de ter a capacidade de fazer uma avaliação do ambiente familiar, para eliminar possíveis riscos à integridade física e mental do idoso.

A qualificação técnica é cada vez mais importante, pois quem está contratando já possui um certo nível de informações sobre saúde disponíveis na internet. Ainda devem desenvolver um bom vínculo de empatia para ter um melhor relacionamento com toda a família.

Um cuidador de idosos deve não apenas buscar formação em faculdades e cursos, mas estar sempre atualizado sobre o mercado, adaptando-se às necessidades dos clientes. Do outro lado da relação, a família deve estabelecer um diálogo constante com o cuidador, ouvindo o que ele tem a dizer antes de qualquer decisão que envolva o idoso e compartilhando as responsabilidades.

Onde posso buscar qualificação?

Os cuidadores que possuem qualificação têm muito mais chances de conseguir melhores oportunidades de trabalho. Geralmente, os cursos reconhecidos pelo MEC possuem carga horária mínima de 160 horas. Para ingressar, é preciso ter ao menos o ensino fundamental completo e ser maior de idade.

Os cursos são oferecidos por instituições particulares como SENAC, ou através de iniciativas gratuitas do Governo Federal. Os conteúdos variam de acordo com a instituição, mas sempre levam em conta temas como Estatuto do Idoso, noções de higiene, prevenção a quedas, medicamentos, nutrição e primeiros socorros.

Fora dos locais de trabalho, é necessário que haja políticas públicas consistentes para efetivar e ampliar programas e iniciativas de atendimento diferenciado aos idosos, principalmente nas áreas mais necessitadas, além de uma conscientização para a valorização do profissional que presta essa tarefa tão necessária e humanitária, buscando soluções conjuntas para um envelhecimento saudável da população.

Este conteúdo sobre cuidador de idosos foi útil para você? Deixe seu comentário, curta e compartilhe; seu feedback é muito importante para nós. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter. Até a próxima!

Matriz: Rua Castro Alves n. 918, Centro Feira de Santana BA - 44001-592

(75) 3623-0940

(75) 3623-0940