^ Voltar ao topo
(75) 3623-0940

Plano funerário: como fazer a escolha certa? O guia completo

Plano funerário: como fazer a escolha certa? O guia completo

Ao falecimento de um ente querido, seja por causas naturais, por doença ou qualquer outro motivo, os parentes se encontram em uma situação de profundo desamparo — até mesmo financeiramente. Tudo isso sem contar com a parte burocrática, que precisa ser enfrentada. Então, além do susto e da dor da perda, a família vai precisar se ocupar com questões relacionadas ao sepultamento, algo difícil de lidar em um momento tão delicado.

Dessa forma, ter um plano de assistência funerária significa evitar esse tipo de preocupação, pois com ele, é garantido ainda em vida, mais segurança e conforto na hora da despedida. Por mais que seja algo delicado de se tratar, é importante, já que isso representa preocupar-se com o futuro. E para decidir o que é melhor para o seu futuro e o de quem você ama, é necessário se atentar a alguns detalhes. Hoje iremos te ajudar a entender mais sobre planos funerários para que você possa fazer a escolha certa. Vamos lá!

O que é um plano de assistência funerária?

É um tipo de serviço especializado, regulamentado pela Lei Nº 13.261/2016, com a finalidade de prestar suporte em diferentes níveis em caso de óbito de um titular ou dependente.

Disponibilizado por funerárias, cemitérios e seguradoras, o plano funerário garante diversos serviços, como a garantia de uma urna mortuária, que pode ser caixão ou urna de cinzas, coroa de flores, preparação do corpo e do velório e o acompanhamento dos processos burocráticos que a situação demanda. Optar por um plano de assistência funerária ainda em vida assegura que a vontade da própria pessoa seja respeitada, evitando que os familiares tenham que fazer a escolha.

Existem planos individuais e familiares — isso depende da empresa contratada. Portanto, é muito importante pesquisar bastante antes de escolher o melhor plano, pois há uma grande variação de valores, assim como benefícios. Antes de assinar o contrato, leia todas as cláusulas com muita atenção e confirme se elas atendem a tudo o que você precisa.

Por que contratar um plano funerário?

Planejamento familiar

Os benefícios de contar com um plano funerário são muitos, sendo o principal deles cuidar de seus familiares e pessoas queridas ou, basicamente, criar garantias para que a imprevisibilidade do nosso futuro, não seja também imponderável e não crie problemas para os familiares que continuam em vida. As decisões tomadas na hora do impacto podem comprometer o orçamento familiar, além de muitas vezes não ser possível fazer as vontades da pessoa que se foi, seja por desconhecimento ou pela pressão do momento.

Finanças

Nada disso irá acontecer se você contar com um plano funerário. Pagando antecipadamente e em vida, sua família não vai precisar arcar com todos os custos, principalmente em casos de falecimentos repentinos. Quanto mais planejado o enterro, mais barato fica.

Profissionalismo

Outro fator de segurança é a experiência de profissionais especializados e capacitados para atuar em situações delicadas como esta. Dos aspectos burocráticos aos mais técnicos, como a preparação do corpo, é essencial confiar em alguém que entenda do assunto.

Segurança jurídica

Os planos de empresas de assistência funeral são comercializados isoladamente, sem vínculos com seguradoras, devidamente regulados por uma lei que ampara planos de assistência funerária. Dessa forma, cabe ao contratante pesquisar sobre a reputação da empresa, assim como verificar muito bem as cláusulas do contrato, que devem estar bem claras.

Auxílio x assistência funeral: entenda a diferença

Algumas empresas costumam oferecer o que já citamos aqui no texto como “auxílio funeral”. Saiba que por mais parecidos que sejam, auxílio e assistência funeral não são a mesma coisa. Isso pode confundir muitas pessoas, por isso, iremos esclarecer as diferenças para você.

Auxílio Funeral

Nesta apólice, o segurado tem direito ao reembolso dos gastos do funeral, que pode ser individual ou familiar (cobrindo o cônjuge e filhos de até 18 ou 24 anos, caso seja estudante universitário). Aqui, a família não terá assistência quanto aos trâmites do velório, transporte e preparo do corpo. Todas as decisões e despesas ficam a cargo da família.

Para garantir o reembolso, é preciso ter as notas de todos os serviços, e então solicitá-lo, desde que o valor final esteja de acordo com o que foi estipulado na apólice.

Assistência Funeral

A assistência funeral, por outro lado, oferece um serviço bem mais completo, tornando todos os processos acerca do velório muito mais simples. Neste plano, você não será reembolsado. Tudo será feito pela empresa, de acordo com o que ficar acordado entre ela e o segurado.

A empresa fica responsável por realizar todo o serviço, acompanhar os detalhes e orientar a execução. Algumas ainda acompanham a família na hora da emissão dos documentos necessários, para que tudo seja feito de forma correta. Em todos os casos, é importante estar atento ao contrato, verificando qual o limite de indenização, quais serviços serão prestados e demais coberturas.

Como escolher o plano funerário ideal?

Se você se interessou pelo serviço, precisa saber que tudo vai depender da escolha da empresa que mais se encaixa no seu perfil. Como existem muitas no mercado, iremos apontar o que deve ser considerado na hora da escolha.

Reputação

Antes de fechar negócio, analise com cautela a documentação, garantindo que a empresa realmente está apta a realizar o serviço que você procura. É importante, também, pesquisar pela reputação da marca na internet e em sites de reclamação, prestando muita atenção às opiniões dos consumidores, assim como o atendimento realizado pela empresa.

Caso você conheça quem possua plano funerário, melhor ainda: busque saber se eles estão satisfeitos, como é a empresa e como funcionam os planos. Uma empresa responsável que preza pela satisfação dos clientes com certeza terá boas avaliações.

Benefícios em vida

Um bom plano funerário também precisa atender às necessidades dos segurados em vida. Algumas empresas possuem parcerias interessantes, oferecendo descontos em farmácias, em consultas médicas e/ou tratamentos odontológicos, indenizações em caso de morte acidental e até mesmo sorteios mensais.

Geralmente, esses serviços são adicionais, mas dependendo do que você deseja, podem ser realmente interessantes. Por isso, avalie as opções disponíveis e confira quais delas garantem todas essas vantagens.

Cemitérios e crematórios

Além das funerárias, cemitérios e crematórios também podem contar com planos do tipo. Deve-se, portanto, verificar se o que você contratou tem ligação com algum cemitério ou se há a possibilidade de traslado do velório até o local do sepultamento.

Em planos oferecidos exclusivamente por cemitérios e crematórios, o ideal é verificar onde essas empresas estão situadas, o valor da compra de um jazigo e outros dados do tipo. É uma ótima garantia contar com um plano que garanta cemitério ou crematório, principalmente se você já possuir um jazigo neste local. Assim, os trâmites serão muito mais simples.

Serviços

Esse é o ponto mais importante na escolha de um plano. Compare muito bem todas as vantagens e serviços. Além de itens básicos, algumas empresas oferecem benefícios diferenciados, que podem ser exatamente o que você estava procurando.

Se você ou algum parente coberto pelo plano demonstrou interesse em ser cremado, por exemplo, é importante buscar por um plano que cubra esse tipo de serviço. Avalie também a qualidade de cada serviço, como qual o tipo de urna mortuária, questões burocráticas do plano para liberação do uso, quais homenagens o plano cobre no sepultamento, taxas extras de exumação, sepultamento e manutenção, etc.

Muitas pessoas comparam apenas os valores finais, sem se atentar ao fato de que planos muito baratos podem não ter uma boa variedade de serviços ou até mesmo um comprometimento de qualidade para com o cliente.

Veja a seguir, como exemplo, alguns itens que podem estar inclusos nos serviços oferecidos por um bom plano:

  • Urna fúnebre/caixão e ornamentos;
  • Local e ornamentação para velório;
  • Preparação do corpo (embalsamar, tanatopraxia ou outros);
  • Vestimentas;
  • Carro funerário e serviço de traslado;
  • Pagamento de taxas de cemitério;
  • Cerimonial fúnebre;
  • Confecção de lembranças e notas fúnebres;

Quanto custa

Todos esses detalhes influenciam nos valores das parcelas, que devem ser pagas mensalmente. Detalhes como qualidade e acabamento do caixão, ornamentação do velório, serviço de buffet, etc, podem aumentar ou diminuir o valor das parcelas. No entanto, no geral, as modalidades de planos atendem a todos os tipos de perfis e o preço pode variar de R$30,00 a mais de R$100,00 mensais, a depender da empresa, da abrangência e do grau de requinte contratado.

Tipos de planos

Cada empresa pode oferecer diferentes tipos de planos funerários. No geral, eles estão divididos entre individual e familiar, mas também podem existir planos básicos, de luxo, alguns mais, outros menos complexos, e até mesmo os personalizados para as demandas do consumidor. Antes de contratar, fique atento a qual o tipo de plano, quem pode ser adicionado, idade mínima e máxima permitida, grau de parentesco, diferenciais e serviços cobertos.

Ao tomar uma decisão, você não pode ter dúvidas. Assim, além de ler tudo com muita atenção, busque um atendimento completo por parte da empresa. Questione o quanto achar necessário e não deixe nenhuma questão para depois, afinal é o seu dinheiro que está sendo investido.

Conclusão

Embora seja algo comum e até natural, o que todo mundo menos quer é perder uma pessoa querida e menos ainda ter que se preocupar com trâmites burocráticos, preparação do corpo, pagamento de taxas e outras situações que se tornam inconvenientes em momentos delicados. Um plano funerário significa poupar quem você ama de problemas que só iriam agravar o sofrimento.

Agora que você entendeu como esse tipo de serviço funciona, já deu para perceber a sua importância, certo? É um investimento com benefícios a longo e curto prazo, caso haja vantagens ao segurado ainda em vida. Então, quando você escolher o melhor plano para você e sua família, não se esqueça de levar em conta o que aprendeu neste guia!

Este conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário, curta e compartilhe; seu feedback é muito importante para nós. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter. Até a próxima!

Atendimento

Av. Sampaio, Nº 296, Centro
Feira de Santana - BA - 44125-280

(75) 3623-0940 / 3485-1210

paxbahia@paxbahia.com.br

Clique para ampliar