^ Voltar ao topo
(75) 3623-0940

Benefícios da terapia

Benefícios da terapia

A psicoterapia existe com o intuito de tratar problemas emocionais e psicológicos, que podem afetar tanto no comportamento quanto na sociabilidade da pessoa. Durante todo o tratamento, o paciente é levado a refletir sobre seus problemas, e encontrar novas formas de lidar com eles, promovendo mudanças no modo de pensar e melhorias na vida do indivíduo.

Muitos ainda acreditam que é um tratamento para pessoas que estão “beirando a loucura”. Além de revelar todo o preconceito existente, é uma indicativa que a sociedade ainda não possui conhecimento e informações suficientes sobre o assunto. O tratamento terapêutico é um meio de nos compreender enquanto seres sociais.

Metodologias Psicoterapêuticas

Mesmo com diferentes metodologias, a psicoterapia é baseada no entendimento de como se relacionar consigo e com o mundo, dessa forma é possível aliviar angústias e comportamentos que causam sofrimento.

Psicanálise e Analítica

A psicanálise tem como proposta, analisar as falas espontâneas do paciente, aquilo que vem a mente no momento da sessão. Dessa forma, o psicanalista não interpreta apenas o que é dito, mas a relação entre os assuntos e a sua conexão. Essa metodologia é indicada para quem quer identificar a origem de suas inseguranças e para quem deseja conhecer melhor seu eu interior e amadurecer emocionalmente.

A Psicoterapia Analítica também ajuda o paciente a compreender melhor os seus sentimentos e experiências ao longo da vida, porém de forma menos aprofundada que a Psicanálise.

Terapia breve

Esta terapia serve para tratar um conflito específico que esteja acontecendo em determinado período. Esse tipo de terapia busca resolver problemas pontuais, como estresse pós-traumático e ansiedades.

Terapia de Apoio

Este tratamento busca reforçar os aspectos positivos do paciente, e não estuda conflitos inconscientes para haver mudanças profundas. Ele se atenta apenas a mudanças de comportamento pontuais, e é indicada para quem não possui emocional para enfrentar mudanças bruscas. O tempo de tratamento varia de acordo com o paciente, podendo durar anos ou até mesmo a vida toda.

Psicoterapia Cognitivo-Comportamental

A psicoterapia comportamental explora as áreas emocionais e sociais, que podem estar afetando o cotidiano do paciente. É um tratamento focado em tratar fobias, transtorno compulsivo-obsessivo (TOC) e entre outros. É um tipo de psicoterapia que envolve técnicas e estratégias, que podem mudar padrões de pensamento e de comportamento

Benefícios da terapia para a qualidade de vida

Os benefícios que a terapia promovem, refletem nas emoções e no comportamento de cérebro e de corpo.

Essas mudanças tornam os indivíduos mais autoconfiantes, controlados psicologicamente e emocionalmente, além de contribuir com o controle da ansiedade, gerando bem-estar no paciente.

No entanto, é importante compreender a existência de diferentes abordagens terapêuticas e que, além de escolher a melhor metodologia, é essencial que o paciente se sinta confortável com o profissional. Portanto, se você já teve alguma experiência terapêutica na qual não tenha se sentido bem, permita-se visitar outros profissionais e diferentes metodologias, até encontrar algum que lhe transmita confiança e te proporcione conforto para conversar abertamente.

O que achou das nossas dicas? Curta, compartilhe e deixe sua sugestão ou comentário. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter, seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

Atendimento

Av. Sampaio, Nº 296, Centro
Feira de Santana - BA - 44125-280

(75) 3623-0940 / 3485-1210

paxbahia@paxbahia.com.br

Clique para ampliar