^ Voltar ao topo
(75) 3623-0940

Como proteger os Idosos em Tempo de Coronavírus

Como proteger os Idosos em Tempo de Coronavírus

Coronavírus é a nomenclatura dada a uma família de vírus descoberta em dezembro de 2019, devido a casos registrados na China. Esse novo agente provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19), responsável por causar infecções respiratórias.

O novo coronavírus é apresentado pelas autoridades de saúde como uma doença com grau de letalidade menor, se comparada com a Ebola, por exemplo. Porém, esse quadro pode mudar, se forem levados em consideração os grupos de riscos, como os pacientes mais velhos.

Uma das principais razões, para os idosos fazerem parte do grupo de risco, é que por causa do seu sistema imunológico, o corpo responde mais fragilmente aos fatores externos. Dessa forma, mesmo quando recuperado de alguma doença, o seu organismo pode sofrer alguma alteração. Além também, da grande presença de várias doenças que podem se apresentar simultaneamente, o que o deixa mais vulnerável, podendo desenvolver um quadro com grande gravidade.

Saiba agora, os principais cuidados que devemos ter para proteger os idosos em meio a pandemia do novo coronavírus.

Afastamento social

É compreensível que os idosos, ainda queriam estar com a família, participar de conversas e encontrar os amigos, como costumam fazer durante toda a vida, porém, esses hábitos não são indicados durante a pandemia.

É indicado que os idosos se exponham o mínimo possível ao ambiente externo, principalmente onde há concentração de pessoas. O afastamento social é indicado para diminuir o risco de contaminação e a proliferação do vírus

Manter uma alimentação saudável

Além de manter o isolamento, é importante trabalhar no fortalecimento da imunidade do idoso. Através de manter uma alimentação saudável com frutas, verduras, legumes, é indicado que também façam o consumo de proteínas como carnes, ovos, leites e derivados. Devemos lembrar que é preciso manter uma alimentação com horários definidos e regulares, além de incentivá-los a sempre se manterem hidratados, ingerindo no mínimo dois litros de água por dia.

Cuidado com a higiene pessoal

Devido ao perigos que o Coronavírus proporciona, é importante lavar as mãos corretamente e com frequência. Nesse tempo, limpar com álcool em gel todos os utensílios de uso pessoal do idoso é essencial para garantir a sua segurança. Além disso, é importante que todas as pessoas próximas aos idosos também mantenha esses devidos cuidados de higiene, além de evitar contato físico como apertos de mão, abraços ou beijos.

Evite pessoas que estão com sintomas

Alguns sintomas de Covid-19, como tosse, falta de ar ou febre, podem ser apresentados por algum membro familiar durante este período. Mesmo com esses sintomas característicos, não há garantia que a pessoa esteja com a Covid-19, entretanto é sinal de alerta e, por isso, o paciente deve ficar longe do idoso. O ideal, neste caso, é que pessoas com sintomas sejam retiradas do convívio do idoso, se possível passando um tempo em outra casa até que os sintomas desapareçam e não represente risco ao familiar idoso.

Evite idas a hospitais e unidades de saúde

Como esses locais geralmente estão cheios, as chances de contato com alguém que esteja doente é maior. Se for apenas uma consulta de rotina, é indicado que remarque ou que cancele. Em situações, onde o idoso pode apresentar sintomas de Covid-19, é recomendado que inicialmente seja feita a utilização dos serviços telefônicos, para que assim as dúvidas a respeito da doença possam ser tiradas.

Nesse período todos devemos estar atentos aos riscos do Coronavírus, e nos preocupar com a saúde dos idosos e das pessoas que possam estar nos quadros de risco. É importante a colaboração de toda a sociedade para que os casos não se tornem números alarmantes, dessa forma, todos devem seguir as orientações dadas pela Organização Mundial da Saúde.

Se prevenir é a melhor maneira de garantir a nossa segurança e de todos que estão à nossa volta.

O que achou das nossas dicas? Curta, compartilhe e deixe sua sugestão ou comentário. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter, seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

Atendimento

Av. Sampaio, Nº 296, Centro
Feira de Santana - BA - 44125-280

(75) 3623-0940 / 3485-1210

paxbahia@paxbahia.com.br

Clique para ampliar